top of page

JARDINS DO LAGO MAX

2023

TECHNICAL SHEET

location:

project type:

land area:

built area:

project status:

eusébio/ce

incorporação

ClubHouse = 588 m² / Portal de Acesso = 439 m²

construído

TEAM

authorship:

vinicius macêdo, lucas novais, marcus novais e cadu fontenele

collaborators:

vinicius macêdo, lucas novais, marcus novais e cadu fontenele

O Clube e Portal do Jardins do Lago Max está situado em um terreno que tem como presente uma lagoa natural sendo esse o ponto de partida para o projeto. A paisagem característica foi a principal motivação para buscar uma arquitetura que, além de coexistir harmoniosamente com o ambiente, também se integrasse ao máximo com o contexto do seu entorno, buscando grandes vãos, leveza nos seus volumes e aberturas que potencializassem as visuais.

O Clube está localizado em frente a lagoa existente e busca uma arquitetura plana que abraça de forma angulada a lagoa. A partir da leve estrutura metálica, a coberta pousa sobre pilares cilíndricos que tocam de forma sutil o piso da edificação, protegendo os ambientes de área comum. O beiral chanfrado cumpre a função de trazer o sombreamento para o clube, mas também permite a circulação no entorno dos blocos a fim de se integrar com a natureza projetada ao redor.

O grande destaque do clube são os cheios e vazios entre os volumes e coberta que permite a entrada de iluminação que concorda com o espelho d'água que fica na praça de chegada, essa solução permite trazer mais umidade e conforto com um clima ameno logo na entrada.

O projeto contempla um programa de apoio que atende bem o condomínio sempre levando em consideração a funcionalidade, experiência visual e sensoriais enriquecedoras. Nele temos ambientes de comodidades como salão de festas, academia, salão de jogos, brinquedoteca, coworking, copa, banheiros, deck gourmet e um rooftop que se destaca avançando próximo a lagoa e permitindo uma visual panorâmica deslumbrante do empreendimento.

O portal de acesso possui uma identidade própria, mas que se conecta na materialidade com o clube. Como um diferencial, ele possui a sua coberta apoiada sobre pilares em V, sendo um marco na entrada do empreendimento, reforçando de maneira ainda mais intensa a leveza do conceito arquitetônico geral do empreendimento. Possui 4 faixas de acesso, sendo 2 de acesso aos moradores e 2 de acesso aos visitantes e serviço com o apoio da edificação que é a associação e possui acesso facilitado aos moradores.

A integração da arquitetura e interiores foi uma questão crucial para o projeto onde buscamos uma materialidade que unifica os espaços, gerando continuidade entre o externo e o interno, reforçando a conexão da arquitetura e interiores com a natureza. As alvenarias ganham a cor terracota que destaca através das suas empenas, a madeira da coberta traz o aspecto natural para a edificação e conexão com a vegetação ao redor e as pedras marcam o bloco fechado na chegada com os banheiros.

O projeto é resultado da combinação de elementos da boa arquitetura que respeita o entorno e promove a conexão entre o construído e a natureza ao redor. Foi com essa intenção que buscamos criar valorizar a implantação dos edifícios e com isso, melhorar a qualidade de vida dos usuários.

RELATED PROJECTS

bottom of page